Programa Dá Licença
Caderno Dá LicençaO Caderno Dá Licença é uma publicação que busca a articulação entre a pesquisa e o ensino da matemática, característica peculiar das pesquisas em Educação Matemática e nas áreas de Ensino em Ciências. Além de pesquisadores da área de Educação Matemática, da Educação, da Matemática, têm aparecido com bastante frequência, contribuições de alunos do curso de Licenciatura em Matemática (monitores ou bolsistas de iniciação científica, de iniciação à docência ou de extensão) e de professores de matemática que fazem cursos de pós-graduação em ensino de matemática. Este projeto possibilita efetivamente a ‘materialização’ do professor pesquisador de matemática. Trata-se de uma publicação (ISSN 1809-2896) com corpo editorial, tendo pesquisadores internacionais e de projeção nacional no seu corpo de pareceristas. Desde 1998, até o presente foram elaborados 8 volumes do Caderno. O conteúdo desses volumes pode ser visualizado no site do programa.
Coordenação: Prof. Bruno Alves Dassie (SSE/ FE-UFF)
Divulgar trabalhos inéditos de professores, alunos e pesquisadores nas áreas de Matemática, Educação e Educação Matemática, visando contribuir com o aprimoramento da formação dos alunos, bem como de professores do ensino fundamental, médio e superior e demais interessados nos temas abordados pela publicação.
Alex Laier Bordignon – UFF (Brasil)
Ana Maria Martensen Roland Kaleff – UFF (Brasil)
André Cauty – Université Bordeaux 1 (França)
Antonio José Lopes (Bigode) – Centro de Educação Matemática (Brasil)
Armando Traldi Junior – IFSP (Brasil)
Bruno Alves Dassie – UFF (Brasil)
Carlos Eduardo Mathias Motta – UFF (Brasil)
Claudia Coelho de Segadas Vianna – UFRJ (Brasil)
Cláudio Saiani – UFF (Brasil)
Cristiane Coppe de Oliveira – UFU (Brasil)
Cybele Tavares Maia Vinagre – UFF (Brasil)
Eulina Coutinho Silva do Nascimento – UFRRJ (Brasil)
Geraldo Pompeu Junior – UFSCar (Brasil)
Helena Noronha Cury – UNIFRA (Brasil)
Henrique Manuel Guimarães – Universidade de Lisboa (Portugal)
Isabel Lugão – UFF (Brasil)
Janete Bolite Frant – UNIBAN/SP (Brasil)
João Pedro Mendes da Ponte –
Universidade de Lisboa (Portugal)
Jorge Bria – UFF (Brasil)
Jorge Enrique Sagula – Universidad Nacional de Lujan (Argentina)
José Roberto Linhares de Mattos – UFF (Brasil)
José Roosevelt Dias – UFF (Brasil)
Lhaylla dos Santos Crissaff – UFF (Brasil)
Lucia Maria Aversa Villela – USS (Brasil)
Luciana Prado Mouta Pena – UFF (Brasil)
Marcelo Almeida Bairral – UFRRJ (Brasil)
Marcelo de Carvalho Borba – UNESP (Brasil)
Maria Auxiliadora Vilela Paiva – CESAT/ES (Brasil)
Maria Cecília de Castello Branco Fantinato – UFF (Brasil)
Mônica Maria Borges de Mesquita – Universidade de Lisboa (Portugal)
Paulo Roberto Trales – UFF (Brasil)
Pedro Carlos Pereira – UFRRJ (Brasil)
Pedro Paulo Scandiuzzi – UNESP (Brasil)
Renata Raposo Del-Vecchio – UFF (Brasil)
Sandra Maria Nascimento de Mattos – PUC-SP (Brasil)
Solimá Gomes Pimentel – UFF (Brasil)
Victor Giraldo – UFRJ (Brasil)
Wanderley Moura Rezende – UFF (Brasil)
Categorias:
a) Artigo;
b) Resumo expandido de monografia, dissertação ou tese;
c) Resenha de livro.
Modelo para submissão de artigo
Baixe e edite o arquivo com o seu texto, respeitando a formatação indicada.
Salve seu arquivo com o último nome do primeiro autor.
Volume 1 | Dezembro de 1998 | Ano 1
Editorial
Trabalhando de forma interdisciplinar a partir da 5ª série
Kátia Regina Ashton Nunes e Vanessa Arenari Garcia
A prova dos nove
Alexand Andrade de Oliveira e Lisete Godinho Lustosa
Construção do conhecimento e educação continuada: oficinas de matemática articuladas à educação para o ambiente e o desenvolvimento
Tânia Guimarâes Santa-Rita e Wanderley Moura Rezende
Interpretações do conceito de funções
Tharcílio Alexandre de Queiroz Ferreira Neto e Wanderley Moura Rezende
Grafos, por que não?
Jorge Bria
Como o MATLAB trata sistemas lineares
Hamilton Leckar e Rubens Sampaio
O registro de uma experiência
Ceres Marques de Moraes, Maria Emília Neves Cardoso, Solange F. dos Santos e Wagner R. Larangeira
Estruturalismo e inteligência segundo Piaget
Francisco R. Vieira
Volume 2 | Dezembro de 1999 | Ano 2
Editorial
Matemática e literatura infantil. Em busca da interdisciplinaridade
Katia Regina Ashton Nunes e Vanessa Arenari Garcia
O ensino de geometria pelas dobraduras de papel
Eliane Moreira da Costa
Um Olhar Matemático no Mundo das Artes
Katia Regina Ashton Nunes e Vanessa Arenari Garcia
Análise histórica do conceito de função
Maria Helena Morias Silva e Wanderley Moura Rezende
Resgatando métodos para o cálculo de raízes quadradas e raízes cúbicas
Daniela dos Santos Rocha e Lisete Godinho Lustosa
Divisão de Polinômios na 7ª Série: Por que não utilizar o Algoritmo de Briot-Rufinni Generalizado?
Paulo Jorge Teixeira
Os cursos de formação de professores de matemática de 1º e 2º graus e a educação matemática na UFF: aspectos históricos
Ana Maria Martensen Roland Kaleff
Breves noções de filosofia da matemática
José Roosevelt Dias
Volume 3 | Dezembro de 2001 | Ano 4
Editorial
Gramsci, a escola e a formação de professores no fim do século XX
Andréia Ferreira da Silva
Triangularização sem pivoteamento: um (mau) exemplo
Carlos A. de Moura
Para que serve a matemática?
Renata Raposo Del-Vecchio
Opúsculo sobre π
Paulo Roberto Trales
Uma introdução ao estudo dos números transfinitos
Anna Beatriz Amaral Santos, Carla do Nascimento Lopes e Marisa Ortegoza da Cunha
Divisibidade e expansões de racionais
José Roosevelt Dias
O R2 como modelo de espaço vetorial: aspectos históricos
Ion Moutinho Gonçalves
Volume 4 | Dezembro de 2003 | Ano 6
Editorial
Ensino de Matemática: O Tácito e a Fábula
Nilson José Machado
Retidão local, conflitos teórico-computacionais e a imagem conceitual de derivada-
Luiz Mariano Carvalho e Vitor Giraldo
Qual o tamanho do infinito?
Paulo Gusmão
Matemática e construção da cidadania-
Katia Regina Ashton Nunes
A matemática e a música-
Paulo Jorge M. Teixeira
O ensino de matemática no Brasil nas primeiras décadas do século XX
Bruno Alves Dassie e José Lourenço da Rocha
Volume 5 | Dezembro de 2004 | Ano 7
Editorial
Centenário da integral de Lebesgue
Luis Adauto da Justa Medeiros
Lógica, Lógicas: uma visão panorâmica
Marisa Ortegoza da Cunha
Sobre as estranhas propriedades do conjunto de Cantor
Rômulo Rios Rosa
Projeto Drummath: uma perspectiva Walloniana no ensino da matemática para o deficiente visual através de sons e rítmos
Carlos Eduardo Mathias Motta
Estudo dos determinantes
Fernanda Lúcia Sá
Contribuições da etnomatemática na educação de jovens e adultos: algumas reflexões iniciais
Maria Cecília de Castello Branco Fantinato
A lógica: seu nome, seu desenvolvimento e sua natureza-
Paulo Alcoforado
Uma salinha, quase escondida, do Instituto de Matemática: o laboratório de ensino de geometria da Universidade Federal Fluminense
Ana Maria Martensen Roland Kaleff
Volume 6 | Dezembro de 2007 | Ano 10
Editorial
Aspectos da matemática no Rio de Janeiro
Luis Adauto da Justa Medeiros
Capacitação adequada de professores: uma saída para a inclusão da informática em sala de aula
Ana Isabel de A. Espínola Dias e Fabiana M. Muniz
A integral e a cultura do automóvel
Renato J. C. Valadares
Um breve histórico do conceito de função
Leila Botelho e Wanderley Moura Rezende
Grafos, livros didáticos e novos temas
Jorge Bria e Leandro Q. de Freitas
Caminhando pela matemática com a arte de Sacilotto
Kátia R. Nunes, Patrícia Carrati D. Silva, Joyce Martins de Castro e Lílian dos Santos Vieira
Volume 7 | Março de 2012 | Ano 15
Editorial
José Roberto Linhares de Mattos
Uma Análise da Apresentação de Retas Paralelas em Livros Didáticos do Ensino Médio
Ana Maria M. R. Kaleff e Jasias Cezario Franca
A Matemática Surda
Priscila Logatto de Almeida Oliveira
O Uso do Computador no Ensino de Sólidos de Revolução
Maria Inês Martins de Toledo
Equações algébricas de grau 3: um passeio pela história
Carlos Alberto Martins de Assis e Camilla Mendonça Macedo de Oliveira
O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático: Possíveis Articulações Afetivas
Sandra Maria Nascimento de Mattos
Consistência e Questões Indecidíveis em Matemática
Thiago Felipe Melo de Lima e Carlos Eduardo Mathias Motta
Tópicos em Topologia Intuitiva
Agnaldo da Conceição Esquincalha
Volume 8 | Dezembro de 2013 | Ano 16
Editorial
José Roberto Linhares
O Teorema de Tales através do software Régua e Compasso
Simone Mello da Silva
Algumas considerações sobre modelo matemático e modelagem matemática
Pedro Carlos Pereira e Mariane Rodrigues Rita
Revisão de conceitos de função a partir de erros mais comuns: uma experiência com o jogo “Onde está o erro?”
Lauro Chagas de Sá, Talita Moraes Modolo e Cátia Aparecida Palmeira
Formação e carreira docente em matemática: algumas antinomias e possíveis implicações educacionais
Hustana Maria Vargas e Fabio Lennon M. dos Santos
Tarefas propostas e materiais didáticos: um estudo sobre as práticas de professores de Matemática da EJA
Andréa Thees
Tecnologia e música unindo forças para o ensino da geometria
Johnny Gabriel Maia Junior
Reconhecendo a densidade dos números racionais no conjunto dos números reais com recursos da geometria dinâmica
Ion Moutinho Gonçalvez
Novas propostas para o ensino de Matemática em turmas de 1ª séria do Ensino Médio
Cintia Pacheco Moreira Malaquias
Vendo com as mãos: em busca da inclusão do aluno com deficiência visual nas aulas de Matemática
Ana Maria M. R.Kaleff, Matheus F. de Oliveira, Fernanda M. C. da Rosa e Viviane L. Rodrigues