Programa Dá Licença

Caderno Dá Licença

O Caderno Dá Licença é uma publicação que busca a articulação entre a pesquisa e o ensino da matemática, característica peculiar das pesquisas em Educação Matemática e nas áreas de Ensino em Ciências. Além de pesquisadores da área de Educação Matemática, da Educação, da Matemática, têm aparecido com bastante frequência, contribuições de alunos do curso de Licenciatura em Matemática (monitores ou bolsistas de iniciação científica, de iniciação à docência ou de extensão) e de professores de matemática que fazem cursos de pós-graduação em ensino de matemática. Este projeto possibilita efetivamente a ‘materialização’ do professor pesquisador de matemática. Trata-se de uma publicação (ISSN 1809-2896) com corpo editorial, tendo pesquisadores internacionais e de projeção nacional no seu corpo de pareceristas. Desde 1998, até o presente foram elaborados 8 volumes do Caderno.  O conteúdo desses volumes pode ser visualizado no site do programa.

Coordenação: Prof. Bruno Alves Dassie (SSE/ FE-UFF)

Divulgar trabalhos inéditos de professores, alunos e pesquisadores nas áreas de Matemática, Educação e Educação Matemática, visando contribuir com o aprimoramento da formação dos alunos, bem como de professores do ensino fundamental, médio e superior e demais interessados nos temas abordados pela publicação.

Alex Laier Bordignon – UFF (Brasil)

Ana Maria Martensen Roland Kaleff – UFF (Brasil)

André Cauty – Université Bordeaux 1 (França)

Antonio José Lopes (Bigode) – Centro de Educação Matemática (Brasil)

Armando Traldi Junior – IFSP (Brasil)

Bruno Alves Dassie – UFF (Brasil)

Carlos Eduardo Mathias Motta – UFF (Brasil)

Claudia Coelho de Segadas Vianna – UFRJ (Brasil)

Cláudio Saiani – UFF (Brasil)

Cristiane Coppe de Oliveira – UFU (Brasil)

Cybele Tavares Maia Vinagre – UFF (Brasil)

Eulina Coutinho Silva do Nascimento – UFRRJ (Brasil)

Geraldo Pompeu Junior – UFSCar (Brasil)

Helena Noronha Cury – UNIFRA (Brasil)

Henrique Manuel Guimarães – Universidade de Lisboa (Portugal)

Isabel Lugão – UFF (Brasil)

Janete Bolite Frant – UNIBAN/SP (Brasil)

João Pedro Mendes da Ponte –

Universidade de Lisboa (Portugal)

Jorge Bria – UFF (Brasil)

Jorge Enrique Sagula – Universidad Nacional de Lujan (Argentina)

José Roberto Linhares de Mattos – UFF (Brasil)

José Roosevelt Dias – UFF (Brasil)

Lhaylla dos Santos Crissaff – UFF (Brasil)

Lucia Maria Aversa Villela – USS (Brasil)

Luciana Prado Mouta Pena – UFF (Brasil)

Marcelo Almeida Bairral – UFRRJ (Brasil)

Marcelo de Carvalho Borba – UNESP (Brasil)

Maria Auxiliadora Vilela Paiva – CESAT/ES (Brasil)

Maria Cecília de Castello Branco Fantinato – UFF (Brasil)

Mônica Maria Borges de Mesquita – Universidade de Lisboa (Portugal)

Paulo Roberto Trales – UFF (Brasil)

Pedro Carlos Pereira – UFRRJ (Brasil)

Pedro Paulo Scandiuzzi – UNESP (Brasil)

Renata Raposo Del-Vecchio – UFF (Brasil)

Sandra Maria Nascimento de Mattos – PUC-SP (Brasil)

Solimá Gomes Pimentel – UFF (Brasil)

Victor Giraldo – UFRJ (Brasil)

Wanderley Moura Rezende – UFF (Brasil)

Categorias:
a) Artigo;
b) Resumo expandido de monografia, dissertação ou tese;
c) Resenha de livro.

Modelo para submissão de artigo
Baixe e edite o arquivo com o seu texto, respeitando a formatação indicada.
Salve seu arquivo com o último nome do primeiro autor.

Clique aqui para fazer a submissão do seu trabalho.

Conheça o primeiro volume do novo Caderno Dá Licença, em parceria com o grupo História em Quadrinhos no Ensino de Matemática – HQEM!

“Frações em Quadrinhos” – disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca

Volume 1 | Dezembro de 1998 | Ano 1

Editorial

Trabalhando de forma interdisciplinar a partir da 5ª série
Kátia Regina Ashton Nunes e Vanessa Arenari Garcia

A prova dos nove
Alexand Andrade de Oliveira e Lisete Godinho Lustosa

Construção do conhecimento e educação continuada: oficinas de matemática articuladas à educação para o ambiente e o desenvolvimento
Tânia Guimarâes Santa-Rita e Wanderley Moura Rezende

Interpretações do conceito de funções
Tharcílio Alexandre de Queiroz Ferreira Neto e Wanderley Moura Rezende

Grafos, por que não?
Jorge Bria

Como o MATLAB trata sistemas lineares
Hamilton Leckar e Rubens Sampaio

O registro de uma experiência
Ceres Marques de Moraes, Maria Emília Neves Cardoso, Solange F. dos Santos e Wagner R. Larangeira

Estruturalismo e inteligência segundo Piaget
Francisco R. Vieira

Volume 2 | Dezembro de 1999 | Ano 2

Editorial

Matemática e literatura infantil. Em busca da interdisciplinaridade
Katia Regina Ashton Nunes e Vanessa Arenari Garcia

O ensino de geometria pelas dobraduras de papel
Eliane Moreira da Costa

Um Olhar Matemático no Mundo das Artes
Katia Regina Ashton Nunes e Vanessa Arenari Garcia

Análise histórica do conceito de função
Maria Helena Morias Silva e Wanderley Moura Rezende

Resgatando métodos para o cálculo de raízes quadradas e raízes cúbicas
Daniela dos Santos Rocha e Lisete Godinho Lustosa

Divisão de Polinômios na 7ª Série: Por que não utilizar o Algoritmo de Briot-Rufinni Generalizado?
Paulo Jorge Teixeira

Os cursos de formação de professores de matemática de 1º e 2º graus e a educação matemática na UFF: aspectos históricos
Ana Maria Martensen Roland Kaleff

Breves noções de filosofia da matemática
José Roosevelt Dias

Volume 3 | Dezembro de 2001 | Ano 4

Editorial

Gramsci, a escola e a formação de professores no fim do século XX
Andréia Ferreira da Silva

Triangularização sem pivoteamento: um (mau) exemplo
Carlos A. de Moura

Para que serve a matemática?
Renata Raposo Del-Vecchio

Opúsculo sobre π
Paulo Roberto Trales

Uma introdução ao estudo dos números transfinitos
Anna Beatriz Amaral Santos, Carla do Nascimento Lopes e Marisa Ortegoza da Cunha

Divisibidade e expansões de racionais
José Roosevelt Dias

O R2 como modelo de espaço vetorial: aspectos históricos
Ion Moutinho Gonçalves

Volume 4 | Dezembro de 2003 | Ano 6

Editorial

Ensino de Matemática: O Tácito e a Fábula
Nilson José Machado

Retidão local, conflitos teórico-computacionais e a imagem conceitual de derivada-
Luiz Mariano Carvalho e Vitor Giraldo

Qual o tamanho do infinito?
Paulo Gusmão

Matemática e construção da cidadania-
Katia Regina Ashton Nunes

A matemática e a música-
Paulo Jorge M. Teixeira

O ensino de matemática no Brasil nas primeiras décadas do século XX
Bruno Alves Dassie e José Lourenço da Rocha

Volume 6 | Dezembro de 2007 | Ano 10

Editorial

Aspectos da matemática no Rio de Janeiro
Luis Adauto da Justa Medeiros

Capacitação adequada de professores: uma saída para a inclusão da informática em sala de aula
Ana Isabel de A. Espínola Dias e Fabiana M. Muniz

A integral e a cultura do automóvel
Renato J. C. Valadares

Um breve histórico do conceito de função
Leila Botelho e Wanderley Moura Rezende

Grafos, livros didáticos e novos temas
Jorge Bria e Leandro Q. de Freitas

Caminhando pela matemática com a arte de Sacilotto
Kátia R. Nunes, Patrícia Carrati D. Silva, Joyce Martins de Castro e Lílian dos Santos Vieira

Volume 7 | Março de 2012 | Ano 15

Editorial
José Roberto Linhares de Mattos

Uma Análise da Apresentação de Retas Paralelas em Livros Didáticos do Ensino Médio
Ana Maria M. R. Kaleff e Jasias Cezario Franca

A Matemática Surda
Priscila Logatto de Almeida Oliveira

O Uso do Computador no Ensino de Sólidos de Revolução
Maria Inês Martins de Toledo

Equações algébricas de grau 3: um passeio pela história
Carlos Alberto Martins de Assis e Camilla Mendonça Macedo de Oliveira

O Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático: Possíveis Articulações Afetivas
Sandra Maria Nascimento de Mattos

Consistência e Questões Indecidíveis em Matemática
Thiago Felipe Melo de Lima e Carlos Eduardo Mathias Motta

Tópicos em Topologia Intuitiva
Agnaldo da Conceição Esquincalha

Skip to content