No próximo dia 20 de agosto (sexta-feira), o projeto Eventos em Educação Matemática vinculado ao Programa Dá Licença promoverá a palestra “O Concept Study na Formação do professor: (re)significação de conceitos matemáticos e prática docente”, com as professoras Maria Auxiliadora Paiva (IFES) e Ayandara Campos (Prefeitura Municipal de Cariacica).

Data: 20 de agosto (sexta-feira)
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
AO VIVO em https://youtu.be/zljt3y4wIYg

Resumo:
Discutiremos a formação do professor na perspectiva da Matemática para o Ensino e do Concept Study, uma metodologia de ensino e pesquisa propostos por Brent Davis e seus colaboradores. Discutiremos os pressupostos teóricos e epistemológicos que embasam o Concept Study, trazendo a prática docente como espaço no qual saberes tácitos da experiência dos professores emergem e são (re)significados. O “concept study” combina elementos de duas noções proeminentes na pesquisa contemporânea em educação matemática: concept analysis e lesson study. Ou seja, no concept study combinamos focos da análise conceitual com estruturas colaborativas. Num processo de compartilhamento coletivo, os concept studies estão mais focados no real conteúdo matemático do ensino. Eles pretendem levar os professores a ir além de uma matemática estabelecida, já estruturada, a uma matemática na qual os conceitos são parte da cultura matemática escolar.
Retrataremos como essas perspectivas têm embasado as pesquisas da linha de formação de professores desenvolvidas pelo grupo de pesquisa GEPEM-ES vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado Profissional Educimat – Ifes. As pesquisas que apresentaremos foram desenvolvidas em uma linha qualitativa no contexto da formação inicial ou continuada de professores. As ações formativas aconteceram por meio de uma estrutura colaborativa de investigação de conceitos matemáticos com vistas ao ensino, nas quais as discussões coletivas e reflexões dos professores e futuros professores em formação foram privilegiadas. Pretendemos trazer aspectos da formação que indiquem que a investigação dos saberes oriundos da prática docente e social dos participantes, tendo como base os princípios da Matemática para o Ensino, contribuem para um movimento de (re)significação/produção de saberes para o ensino e, consequentemente, numa mudança na prática docente de professores que ensinam Matemática.

Para acompanhar a programação do projeto Eventos em Educação Matemática, acesse o site do Dá Licença (http://dalicenca.uff.br/projetos/eventos/) e se inscreva no canal do Youtube.

Skip to content