No próximo dia 24 de maio, o projeto Eventos em Educação Matemática promoverá a palestra “Insubordinação Criativa e prática Docente em Matemática”, a ser ministrada pela professora Celi Lopes (Universidade Cruzeiro do Sul).

🗓️ Data: 24 de maio de 2021 (segunda-feira)
🕒 Horário: 14h às 16h (horário de Brasília | GMT: 17h às 19h)

👉🏼 Inscrições e acesso à sala virtual no dia do evento:
www.proex.uff.br/ematividade/dalicenca/

📣 A palestra será realizada em tempo real pelo Google Meet e emitiremos certificados para todes es participantes que fizerem a inscrição antes do horário de início desta atividade!

⚠️ O link de acesso ao evento não será enviado por e-mail. O acesso ao evento será pelo site www.proex.uff.br/ematividade/dalicenca.

⏩ No horário de início do evento (14 horas) também enviaremos o link de acesso ao evento no grupo do Whatsapp e no canal no Telegram do Programa Dá Licença.

Resumo: O objetivo desta conversa é discutir como o conceito de insubordinação criativa pode colaborar para se repensar as práticas profissionais de educadores matemáticos. O cerne das ideias para a criação do conceito de insubordinação criativa se pautam nos estudos do sociólogo Merton, na década de 60. Na área de Educação, na década de 80, pesquisadores de Chicago o utilizam para investigaram as quebras de regras de diretores de escola em relação às instâncias superiores com o objetivo de diluir os efeitos desumanizantes de ordens autoritárias e impessoais. No Brasil este conceito começa a ser utilizado em 2014 por Beatriz D’Ambrosio e Celi Lopes em suas pesquisas em Educação Matemática para discutir as possibilidades das ações criativamente insubordinadas de gestores e professores e pesquisadores, que visem à ética e o comprometimento com a qualidade de vida humana em seus fazeres profissionais.

A gravação do evento já se encontra disponível lá em nosso canal no YouTube, você pode conferir em: https://www.youtube.com/watch?v=5beaKf36FPE