No próximo dia 22 de junho, o projeto Eventos em Educação Matemática promoverá a palestra “Elaboração de itens para o ENEM à luz de teorias da Educação Matemática”, a ser ministrada pelo professor Ion Moutinho (UFF).

🗓️ Data: 22 de junho de 2022 (quarta-feira)
🕒 Horário: 18h às 20h (horário de Brasília)

👉🏼 Inscrições: http://www.extensao.uff.br/inscricao/?id=5228

📣 A palestra será realizada em tempo real pelo Google Meet. Emitiremos certificados para todos os participantes que fizerem a inscrição antes do horário de início da atividade e tiverem a presença auditada durante o evento!

⚠️ O link de acesso ao evento não será enviado por e-mail. O acesso ao evento será pelo site www.dalicenca.uff.br/projetos/eventos.

Resumo: O Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é uma prova que possibilita participantes avaliarem seu desempenho ao final do ensino médio e que serve como critério de seleção para o ingresso no ensino superior. Pela importância que alcançou, o ENEM impõe desafios a escolas e professores, pois influencia no currículo, no conteúdo de livros didáticos, no sistema de avaliação escolar e até na metodologia de ensino.
Para esta palestra, procuraremos entender melhor como são esses desafios e como enfrentá-los. Daremos atenção especial à produção de questões de múltipla escolha, ou itens, para ENEM. Vamos abordar as orientações para a elaboração de itens à luz de teorias da Educação Matemática que remetem à Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem. A ideia é mostrar que o professor pode produzir ou saber selecionar itens de ENEM adequados para o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de seus alunos.