Na próxima semana, dia 13 de agosto (sexta-feira), o projeto Eventos em Educação Matemática vinculado ao Programa Dá Licença promoverá a palestra “Imagens, Movimentos e Dedos das Mãos: experiências aritméticas com o aplicativo Multibase em tablets”, com os professores Rony Freitas (IFES) e Kesia Ferreira (IFES).

Data: 13 de agosto (sexta-feira)
Horário: 14 horas (horário de Brasília)
AO VIVO em https://youtu.be/27h1qCyiAjU

Resumo:
Pretendemos apresentar possibilidades de utilização do aplicativo Multibase desenvolvido para uso em tablets. Trata-se do Multibase, aplicativo baseado no Material Dourado desenvolvido pela educadora italiana Maria Montessori no início do século XX. Ele permite, por meio da manipulação de suas peças virtuais, o desenvolvimento de atividades/ações que podem contribuir para a aprendizagem de conceitos de números, bases numéricas e operações aritméticas. Além de apresentar essas possibilidades de uso, discutiremos um pouco sobre como tenho pautado minhas observações de pesquisa a partir de estudos sobre a Teoria da Cognição Corporificada que, ancorada em estudos da neurociência, tem como premissas que o cérebro humano e o resto do corpo constituem um organismo indissociável, que o organismo (corpo e cérebro) interage com o ambiente como um conjunto e que as operações fisiológicas que denominamos por “mente” derivam desse conjunto estrutural e funcional e não apenas do cérebro. Nessa perspectiva da corporificação, ressalta-se o uso de gestos, que fazem parte de nosso cotidiano, sendo utilizados para comunicação direta ou para complementar ou significar a fala, bem como para significar o processo aprendizagem quando são propostas atividades de toque em tela às crianças.

Para acompanhar a programação do projeto Eventos em Educação Matemática, acesse o site do Dá Licença (http://dalicenca.uff.br/projetos/eventos/) e se inscreva no canal do Youtube.

Skip to content