No próximo dia 17, quarta-feira, o Projeto Eventos em Educação Matemática do Programa Dá Licença promoverá a palestra “Surpresas na probabilidade: Aniversários, Bodes e Mega-Sena”, a ser ministrada pelo professor Ralph Costa Teixeira (IME-UFF).

Inscrições: www.extensao.uff.br/inscricao

A palestra será realizada em tempo real pelo Google Meet e emitiremos certificados para todos os participantes!

O link de acesso ao Google Meet será enviado por e-mail no dia do evento, alguns minutinhos antes de começar. Por isso, no ato da inscrição é muito importante conferir se o endereço de e-mail está digitado corretamente.

Resumo da palestra: Por que nossa intuição falha tão gritantemente em alguns problemas de probabilidade? Nesta palestra, discutiremos alguns dos mais famosos, como por exemplo:
(i) O problema dos aniversários: numa sala com n pessoas, qual a probabilidade de ao menos duas comemorarem aniversário no mesmo dia?
(ii) O problema de Monty Hall (aquele do show com 3 portas, 2 bodes e 1 carro) e algumas de suas variações. Comentaremos algumas aplicações (!!) desses e outros problemas clássicos. Enfim, tentaremos refinar a nossa intuição para a ela incorporar os inabaláveis números da probabilidade.
P.S.: Se houver tempo (e interesse?), discutiremos também como aumentar a chance de ganhar sozinho os milhões da Mega-Sena.

Skip to content