Já fez a sua inscrição no Cineclube “A Jornada de uma poetisa dos números: Maryam Mirzakhani”? Ainda não? Então corre porque metade das vagas já foram preenchidas!

O evento vai acontecer no dia 14 de maio, às 17h, mas as inscrições estarão abertas apenas até o dia 11 de maio, de modo que todos possam receber as instruções e assistir ao documentário previamente.

No dia do evento, a professora Ana Maria Luz Fassarella do Amaral comentará a vida e obra de Maryam Mirzakhani, trilhando em paralelo os caminhos do documentário.

Inscrições: www.extensao.uff.br/inscricao

O Cineclube será realizado em tempo real pelo Google Meet e emitiremos certificados para todos os participantes!
As instruções para acessar e assistir ao documentário serão enviadas por email com antecedência.
O link de acesso ao Google Meet também será enviado por e-mail no dia do evento, alguns minutinhos antes de começar.

Ana Maria Luz Fassarella do Amaral é professora do Departamento de Análise da UFF e é vice-coordenadora do projeto Mulheres na Matemática, que tem como objetivo geral atrair jovens alunas para a carreira de matemático, colaborando com o site Mulheres na Matemática, que tem como missão a transmissão e a difusão da participação feminina na Matemática.
Site do projeto: www.mulheresnamatematica.sites.uff.br

Resumo do evento: Maryam Mirzakhani foi a primeira mulher a ganhar a Medalha Fields, um dos mais importantes prêmios da matemática mundial, após 78 anos da existência deste prêmio. Durante a infância, época em que vivenciou o conflito entre Irã e Iraque, ela tinha o sonho de ser escritora. Alguns de seus colegas após terem conhecimento deste fato comentaram que isso justificava a sua forma de escrever matemática com tanta beleza. Este fato também estava visível na sua visão sobre criar matemática, ela descrevia que a sensação de tentar resolver um problema matemático era de “como se perder em uma selva e tentar usar todo o conhecimento possível para criar novos truques, e com sorte encontrar uma saída”.
Os objetos matemáticos que ela estudava – como as chamadas superfícies hiperbólicas ou os sistemas dinâmicos complexos que se transformam com o tempo, muitas vezes de maneira caótica – se comportavam para ela como os protagonistas dos livros. “São como personagens que um dia você passa a conhecer melhor”, declarou à revista Quanta em 2014. “Depois que as coisas evoluem, você olha para aquele personagem e ele se tornou diferente de como era antes.”
Nesta palestra falaremos da vida e obra desta Matemática, trilhando em paralelo os caminhos do documentário: Secretsofthe Surface: The Mathematical Vision of Maryam Mirzakhani (Zalafilms). Maryam, que nos deixou precocemente em 2017, via a beleza desta ciência e lidava com seus objetos com a criatividade de uma artista e movida pela sua imaginação e amor, deixou sua obra escrita na história da Matemática.

Skip to content