Programa Dá Licença

IV Encontro Internacional do GeoGebra

em Língua Portuguesa

Sobre o evento

O GeoGebra é um software gratuito voltado para o ensino e a aprendizagem de Matemática e Estatística em todos os níveis escolares: do Ensino Fundamental I à Universidade.

Realizado pelo Programa Dá Licença em parceria com o Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, o IV Encontro Internacional do GeoGebra em Língua Portuguesa é um evento virtual que tem por objetivo principal reunir alunos, professores e pesquisadores dos países de língua portuguesa para que compartilhem suas experiências com o uso do GeoGebra. Haverá oficinas, palestras e comunicações científicas.

Participe!

O evento é gratuito e emitirá certificados para todos os participantes.

DIA 23 DE OUTUBRO
(quarta-feira)

18h às 20h – Palestra de abertura

GeoGebra: Um Aliado nos Processos de Ensino, Aprendizagem e Investigação em Matemática
Ana Maria D’Azevedo Breda
(Universidade de Aveiro – Portugal)

DIA 24 DE OUTUBRO
(quinta-feira)

16h às 18h – Palestra
Matemática recreativa, metodologia STEAM e pensamento computacional: o emprego do GeoGebra na formação do professor de matemática da Educação Básica
Rudimar Luiz Nos (UTFPR)

19h30 às 21h30 – Oficina
Aprendizagem por investigação: o uso do GeoGebra na compreensão das relações entre função polinomial e sua derivada primeira no Ensino Médio
Daniel Felipe Neves Martins (Colégio Pedro II)
Brendow Pena de Mattos Souto (Colégio Pedro II/UNIRIO)
Diego Tranjan Viug (Colégio Pedro II)

DIA 25 DE OUTUBRO
(sexta-feira)

9h às 11h – Palestra
Construção e exploração da pirâmide utilizando a Calculadora Gráfica do GeoGebra 3D e a Realidade Aumentada
Frederico da Silva Reis (PPGEDMAT/UFOP)
Silvio Luiz Gomes de Amorim (PPGEDMAT/UFOP)
Neuber Silva Ferreira (IFMG/Colaborador UFOP)

14h às 16h – Painéis Científicos

18h às 20h – Palestra de encerramento
Pensamentos matemático e computacional com o GeoGebra
Sérgio Dantas (UNESPAR)

Brasileiros e/ou pessoas que possuem CPF

Estrangeiros (que não possuem CPF)

suscribirse

Submissão de trabalhos

Modalidade: Comunicação Científica

Submissões de Comunicações Científicas para o IV Encontro Internacional do GeoGebra em Língua Portuguesa deverão ser feitas exclusivamente pelo Formulário Google disponível no link abaixo.

Submissões: até dia 30 de setembro.

Submissões: até dia 06 de outubro.

Para fazer a submissão, você deverá produzir um vídeo de no máximo 10 minutos de duração com sua apresentação e, então, disponibilizá-lo no YouTube (o formulário de submissão requer o link do vídeo no YouTube). Serão aceitos trabalhos com até 07 (sete) autores. Use sua criatividade: seu vídeo pode conter gravações de interações com o GeoGebra (para computadores desktop, tablets ou smartphones), telas explicativas, sons, animações e, naturalmente, você. Certifique-se de que todo o material utilizado não tenha copyright. Vídeos com mais do que 10 minutos não serão aceitos.

No dia da apresentação, os vídeos serão exibidos e, em seguida, os autores responderão às perguntas feitas pelos participantes de forma on-line.

Os trabalhos aceitos e apresentados receberão certificados. Todo o evento é gratuito.

Dúvidas? Envie uma mensagem.

progdalicenca@gmail.com

Luciana Prado Mouta Pena (UFF) – coordenadora

Humberto José Bortolossi (UFF) – vice-coordenador

Brendow Pena de Mattos Souto (Colégio Pedro II / UNIRIO)