Programa Dá Licença

Clube de Leitura

Sobre a ação

O objetivo central desta ação é compartilhar e discutir pesquisas bem sucedidas no âmbito da Educação Matemática, contribuindo com um repertório teórico e de práticas docentes, fornecendo um complemento para a formação inicial e continuada de professores de matemática.

Os encontros para discussão dos textos ocorrem virtualmente aos sábados, entre 10h e 12h.

Coordenação:
Danilo Magalhães Farias (SEMED Maricá-RJ)
Izaías Paula de Jesus (UEMG-Carangola)
Natasha Cardoso Dias (GMA/UFF)
Wanderley Moura Rezende (GMA/UFF)

 

Textos estudados

 1° semestre de 2024

  • Artigo “A ideologia da melhora” (1992)
    Autor: Roberto Ribeiro Baldino
  • Artigo “Ensino da Matemática ou Educação Matemática?” (1991)
    Autor: Roberto Ribeiro Baldino
  • Artigo “Epistemologia, História e Educação Matemática: Tornando mais Sólidas as Bases da Pesquisa” (1993)
    Autor: Romulo Campos Lins
  • Livro “Matemática e Educação” (1992)
    Autor: Nílson José Machado
  • Livro “Pedagogia da Autonomia” (2011)
    Autor: Paulo Freire
  • Livro “Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade” (2009)
    Autor: Ubiratan D’Ambrosio
  • Livro “Educação Matemátiva Crítica: a questão da democracia” (2001)
    Autor: Ole Skovsmose

Skip to content