Programa Dá Licença
Clube de LeituraSobre a ação
O objetivo central desta ação é compartilhar e discutir pesquisas bem sucedidas no âmbito da Educação Matemática, contribuindo com um repertório teórico e de práticas docentes, fornecendo um complemento para a formação inicial e continuada de professores de matemática.
Os encontros para discussão dos textos ocorrem virtualmente aos sábados, entre 10h e 12h.
Coordenação:
Danilo Magalhães Farias (SEMED Maricá-RJ)
Izaías Paula de Jesus (UEMG-Carangola)
Natasha Cardoso Dias (GMA/UFF)
Wanderley Moura Rezende (GMA/UFF)
Textos estudados
1° semestre de 2024
- Artigo “A ideologia da melhora” (1992)
Autor: Roberto Ribeiro Baldino - Artigo “Ensino da Matemática ou Educação Matemática?” (1991)
Autor: Roberto Ribeiro Baldino - Artigo “Epistemologia, História e Educação Matemática: Tornando mais Sólidas as Bases da Pesquisa” (1993)
Autor: Romulo Campos Lins - Livro “Matemática e Educação” (1992)
Autor: Nílson José Machado - Livro “Pedagogia da Autonomia” (2011)
Autor: Paulo Freire - Livro “Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade” (2009)
Autor: Ubiratan D’Ambrosio - Livro “Educação Matemátiva Crítica: a questão da democracia” (2001)
Autor: Ole Skovsmose