Programa Dá Licença

Recursos Educacionais Digitais

A presença constante no nosso dia a dia de tecnologias de informação e comunicação vem alterando nossas rotinas de acesso ao conhecimento, entretenimento, etc. E também redefine como nós, seres humanos, relacionamo-nos entre si.

Hoje em dia o portal ao mundo já é nosso celular ou tablet através de plataformas, aplicativos e redes sociais. Não é de estranhar que tenhamos curiosidade sobre algum tema e logo depois procuremos aplicativos ou tutoriais na internet sobre o assunto. Estas tecnologias, portanto, alteraram a maneira de aprender de todos nós e, em particular, de nossos alunos.

Já tem uns tempos que a Matemática, especialmente no ensino superior, é cobrada por se atualizar nos instrumentos de ensino, incorporando por exemplo recursos computacionais. Contudo, não foi até agora que, por causa da pandemia da Covid-19  e a implementação de aulas remotas, que a incorporação de tecnologias de ensino nas aulas deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Assim, algumas ideias começaram a surgir para serem implantadas num projeto que juntasse essas características recentes e estude possíveis incorporações de tecnologias de ensino na modalidade presencial ou híbrida. Este projeto visa criar uma plataforma com recursos educacionais digitais capazes de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de nossos discentes de nossas universidades. Assim como capacitar outros professores para que possam incorporar os recursos nas aulas deles.

Esta ação pretende:

 

1. Formação inicial e continuada de professores da Matemática em tecnologias de ensino, tanto para o ensino médio quanto para o superior.
2. Criar ou adaptar recursos educacionais digitais (RED) e computacionais (REC) que ajudem o aluno no estudo de disciplinas da Matemática.
3. Criar uma plataforma com atividades desenvolvidas com o Geogebra 3D que estimulem o aluno e favoreçam a visualização 3D no aprendizado de disciplinas de ensino superior.
4. Capacitar professores na elaboração de RED e REC para produzir vídeo-aulas, tutoriais, atividades interativas, laboratórios, oficinas, etc relacionados com o ensino da Matemática.
Professora responsável: Begoña Alarcón Cotillas (GMA-IME/UFF) Professores colaboradores: Judith Hayde Cruz (UNSA, Perú) Alunos colaboradores: Maria Luiza Sousa Américo (Engenharia Elétrica) João Vitor da Silva (Engenharia Química) Antigos alunos: João Pedro Teixeira De Sá (Licenciatura em Matemática) Júlia Lobato de Rezende (Licenciatura em Matemática) Raphael Brandão (Licenciatura em Matemática) Júlia Canário dos Anjos (Licenciatura em Física) Antigos professores colaboradores: Prof. Carlos Meniño Cotón Cristhabel J. Casanova Vasquez (GGM-IME-UFF)

Estas oficinas são focadas para (futuros) professores de matemática.

 

Julho 2021

Capacitação para atendimento remoto. Nivel Básico.

Novembro 2022

Introdução ao LaTeX com o editor online Overleaf.

Este curso pretende dar uma introdução à criação de textos em latex usando a plataforma online colaborativa Overleaf.
Duração: 12 horas (4 tempos)

Livro: Cálculo diferencial de várias variáveis O material disponibilizado neste livro visa introduzir o aluno à Geometria Analítica e ao Cálculo diferencial de funções de várias variáveis reais.
Livro: Cálculo integral de várias variáveis Em andamento

O objetivo dos laboratórios é que o aluno ou professor aprenda a criar seus próprios recursos computacionais com Geogebra 3D. Os discentes serão mais autônomos no aprendizado das matérias e poderão desenvolver sua própria criatividade com as atividades propostas. Já o professor aprenderá a elaborar recursos tecnológicos para uma abordagem mais geométrica de conteúdos abstratos da matemática.

Superfícies quádricas

 

Esta ação pretende formar futuros professores de ensino médio e de ensino superior na implementação de tecnologias de ensino e informação no processo de aprendizagem em disciplinas da matemática.  Os discentes atuarão em disciplinas da rede básica municipal e de graduação e/ou pós-graduação do Instituto de Matemática e Estatística como auxiliares, na figura de facilitadores de aprendizagem. Aprenderão a usar e implementar diversas plataformas, programas e aplicativos na área de ensino e terão a oportunidade de orientar os alunos no uso das ferramentas digitais. O projeto fornecerá aos alunos atuantes uma experiência moderna no campo docente, permitindo ter um contato mais próximo com a figura do professor, assim como na elaboração e implementação de recursos criativos, dinâmicos e digitais.

Alunos que já participaram do projeto:

João Pedro Teixeira (Cálculo 2B, 2020-1 e Análise Complexa, curso de verão 2021 do PGMAT)

– Júlia Lobato (Cálculo 2B, 2020-1)

– Matheus Tardin (Cálculo 3A, 2020-1)

Alguns recursos desenvolvidos por alunos de NTEM 2022.2

Quiz dos ângulos

Aluna: Victória Rocha.

Agora que já aprendemos um pouco mais sobre os ângulos e suas classificações, chegou a hora de testar seus conhecimentos!
Vamos lá?

Clique aqui para abrir o quiz.
Observação: Abra no desktop

Vídeo – Função Afim

Aluna: Victória Rocha.

Função Afim é um dos primeiros tipos de funções aprendidos na escola, além de ser muito importante, porque se relaciona com vários problemas cotidianos de cálculo.

Assista o vídeo de introdução de conceitos básicos para entender essa função.

 

Vídeo – Função Afim

Aluna: Victória Rocha.

Existem muitas maneiras de demonstrar o porquê do Teorema de Pitágoras funcionar, mas que forma seria melhor do que ver as medidas coincidindo?

Confira o vídeo para ver a demonstração através do uso do material dourado.

Alguns recursos educacionais digitais em destaque

Livro: Cálculo diferencial de várias variáveis

O material disponibilizado neste livro visa introduzir o aluno à Geometria Analítica e ao Cálculo diferencial de funções de várias variáveis reais.

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