Programa Dá Licença
Novas TecnologiasA ação de Novas Tecnologias tem origem nas atividades realizadas pelo professor Carlos Eduardo Mathias na realização da disciplina de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática, obrigatória para o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A ação conta atualmente com dois grupos consolidados:
- Podcast “Matemática Sem Aula”, com objetivo de promover papos leves e descontraídos sobre a vida matemática que vai além dos conteúdos da sala de aula.
- Podcast “8 ou 80”, com objetivo de propagar discussões sobre temas que estão entrelaçados à Educação, à Matemática e à formação de professores.
- Página do Facebook “Entrei para Matemática e agora?”, com objetivo de dar suporte ao estudante ingressante no curso de Matemática da UFF.
Além destes grupos, desenvolve-se outros produtos – como vídeos e documentários – a respeito de temas relacionados à formação inicial e continuada de professores da escola básica.
Coordenação: Prof Carlos Mathias (GMA/IME-UFF)
Podcast Matemática Sem Aula
O projeto surgiu na disciplina de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática da UFF, quando três alunos da Licenciatura em Matemática da UFF decidiram criar um podcast para promover papos leves e descontraídos sobre a vida matemática que vai além dos conteúdos da sala de aula. A cada episódio, eles recebem convidados e conversam sem se ater a tópicos ou assuntos pré-estabelecidos, algo que você faria com amigos em uma sexta-feira qualquer.
Podcast 8/80
A iniciativa surgiu em um bate-papo informal quando dois dos atuais integrantes do grupo perceberam a necessidade ter um espaço no qual pessoas com vivências diferentes pudessem compartilhar o que têm em comum! Na disciplina de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática da UFF, o professor Carlos Mathias incentivou o grupo a criar um podcast, o time se juntou e a ideia saiu do papel!
Um dos objetivos do grupo é mostrar que há diálogo entre o 8 e o 80, especialmente quando vemos a matemática como uma ciência humana.
Página Entrei para Matemática e agora?
Página no Facebook
/entreiparamatematicaeagora