Programa Dá Licença

HQs no Ensino da Matemática

O projeto ‘HQEM – História em Quadrinhos no Ensino de Matemática’ tem como objetivo principal a capacitação de licenciandos e professores de matemática na arte de produzir problemas matemáticos no formato de HQ. Pretende-se, além disso, a elaboração e divulgação de materiais didáticos para ensino de matemática produzidos com essa arte.

Coordenação: Danilo Farias (professor voluntário) e Prof. Wanderley Rezende (GMA/IME-UFF)

 

Contato

hqemuff@gmail.com

Alfabeta-zação! Um grupo de estudos sobre Quadrinhos

O grupo de estudos Alfabeta-zação, criado pela HQEM – História em Quadrinhos no Ensino de Matemática, projeto filiado ao Programa Dá Licença – UFF/IME, tem a missão de reunir licenciandos e professores que ensinam Matemática interessados nas Histórias em Quadrinhos enquanto ferramenta pedagógica. Em nossos encontros, discutiremos aspectos relativos à pesquisa, produção e uso dessa mídia na sala de aula de Matemática, sempre com o suporte de textos específicos sobre o tema. Atualmente, o grupo foi articulado em dois objetivos principais: a pesquisa de materiais no campo das Histórias em Quadrinhos no ensino de Matemática e a produção de HQs e propostas de uso em sala de aula.

•  Encontros semanais, às quartas (produção), das 16h às 18h e às quintas (pesquisa), de 18h às 20h.
• Os encontros são realizados via Google Meet. O link é enviado no dia de véspera.

Programação

  • 1º encontro (22/04): Palestra “Fundamentos Narrativos das Histórias em Quadrinhos” – com Caetano Borges.
  • 2º encontro (29/04): Pesquisa acadêmica em HQ, de Waldomiro Vergueiro (cap 1 e 2).
  • 3º encontro (06/05): Pesquisa acadêmica em HQ, de Waldomiro Vergueiro (cap 3 e 4).
  • 4º encontro (20/05): Pesquisa acadêmica em HQ, de Waldomiro Vergueiro (cap 5), e apresentação “Al-Biruni, um representante da matemática islâmica medieval via história em quadrinhos”, por Pérola Diana.
  • 5º encontro (27/05): Apresentação dos projetos de pesquisa: proposta de mestrado em História em Quadrinhos, por Gabriela de Souza, e “Data comics e a leitura de gráficos estatísticos: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental”, por Danilo Farias.
  • 6º encontro (17/06): Desvendando os quadrinhos, de Scott McCloud (cap 1, 2 e 3).
  • 7º encontro (24/06): Desvendando os quadrinhos, de Scott McCloud (cap 4, 5 e 6).
  • 8º encontro (01/07): Desvendando os quadrinhos, de Scott McCloud (cap 7, 8 e 9).
  • 1° Encontro (04/11): Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, de Waldomiro Vergueiro et al (cap 1); Logicomix, de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou.
  • 2° Encontro (18/11): Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, de Waldomiro Vergueiro et al (caps 3 e 5); Logicomix, de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou.
  • 3° Encontro (02/12): Apresentação do trabalho de Leandro Blum, vencedor do troféu HQMix 2020.
  • 1° Encontro (02/09): O processo de legitimação cultural das histórias em quadrinhos, de Beatriz Carvalho (cap 1); Maus, de Art Spigelman.
  • 2° Encontro (16/09): O processo de legitimação cultural das histórias em quadrinhos, de Beatriz Carvalho (cap 2).
  • 3° Encontro (30/09): O processo de legitimação cultural das histórias em quadrinhos, de Beatriz Carvalho (cap 3).
  • 4° Encontro (14/10): apresentação das pesquisas de mestrado de Maíra Matos (UFJF) e Anderson José (UFJF).
  • 1° Encontro (01/07): Como/onde estudar Quadrinhos.
  • 2° Encontro (15/07): Desvendando os Quadrinhos, de Scott McCloud (caps 1, 2 e 3).
  • 3° Encontro (29/07): Desvendando os Quadrinhos, de Scott McCloud (caps 4, 5 e 6).
  • 4° Encontro (12/08): Desvendando os Quadrinhos, de Scott McCloud (caps 7, 8 e 9).
Skip to content