Programa Dá Licença

Sobre o Programa

O Programa Dá Licença, registrado na Pró-reitora de Extensão da Universidade Federal Fluminense desde 1999, consiste de um conjunto de ações e de projetos articulados voltados para a formação inicial e continuada do professor de matemática, à melhoria do ensino e aprendizagem da matemática escolar e à divulgação da Matemática como ciência e produto cultural da humanidade, tendo como premissa básica a indissociabilidade do terno Ensino/Pesquisa/Extensão.

Fazem parte do Programa três projetos do núcleo permanente e nove ações/grupos de trabalho listados abaixo.

Coordenação: Prof. Wanderley Moura Rezende

Objetivo geral

Contribuir para formação inicial e continuada de professores de ensinam Matemática.

Projetos do núcleo permanente do Programa

Caderno Dá Licença

Publica trabalhos de professores, alunos e pesquisadores, visando contribuir para sua formação inicial e continuada.

Eventos em Educação Matemática

Promove o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação.

Jornal Dá Licença

Divulga notícias, eventos e atividades do interesse dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, estimulando sua participação ativa e crítica.

Ações e grupos de trabalho do Programa

Biblioteca Dá Licença

Oferece um acervo de livros didáticos, paradidáticos e obras de divulgação científica, nas áreas de Matemática, Educação Matemática e áreas afins.

Ciclo de Seminários Ensino de Matemática: Pesquisa e Prática

Apresentação de pesquisas e práticas desenvolvidas por professores que atuam na Educação Básica.

Cineclube de Matemática

Exibição comentada de vídeos (filmes, documentários, animações, musicais) com temática em Matemática e Estatística.

HQEM

Investigação, produção e divulgação de trabalhos que articulem Histórias em Quadrinhos e Ensino de Matemática.

Matemática Significativa

Vinculada ao projeto Eventos em Educação Matemática, esta ação oferece oficinas que abordam conceitos abstratos estudados no curso de graduação, a partir de metodologias ativas.

7

Modelagem Matemática no Ensino de Matemática

Estudo, planejamento, elaboração e desenvolvimento de atividades de modelagem de matemática a ser aplicada e vivenciada por alunos de escola da Educação Básica.

7

Novas Tecnologias para a Formação do Professor de Matemática

Desenvolvimento de mídias (podcasts, vídeos, documentários e mídias sociais) sobre formação inicial e continuada do professor de Matemática.

Se Jogando na Matemática

Produção de jogos e atividades de matemática recreativa para o ensino básico de Matemática, gerando como produto uma coletânea de livretos e kits das atividades e jogos produzidos.

Vaivém - Brincadeiras Matemáticas

Visita escolas públicas da Educação Básica com objetivo de aproximar os estudantes do pensamento matemático, desconstruindo a rigidez e estimulando descobertas matemáticas.

Apoio: