Programa Dá Licença
Recursos Educacionais Digitais- Sobre a ação
- Objetivos
- Equipe
- Cursos
- Elaboração de livros digitais
- Recursos Computacionais
- Formação de professores
A presença constante no nosso dia a dia de tecnologias de informação e comunicação vem alterando nossas rotinas de acesso ao conhecimento, entretenimento, etc. E também redefine como nós, seres humanos, relacionamo-nos entre si.
Hoje em dia o portal ao mundo já é nosso celular ou tablet através de plataformas, aplicativos e redes sociais. Não é de estranhar que tenhamos curiosidade sobre algum tema e logo depois procuremos aplicativos ou tutoriais na internet sobre o assunto. Estas tecnologias, portanto, alteraram a maneira de aprender de todos nós e, em particular, de nossos alunos.
Já tem uns tempos que a Matemática, especialmente no ensino superior, é cobrada por se atualizar nos instrumentos de ensino, incorporando por exemplo recursos computacionais. Contudo, não foi até agora que, por causa da pandemia da Covid-19 e a implementação de aulas remotas, que a incorporação de tecnologias de ensino nas aulas deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Assim, algumas ideias começaram a surgir para serem implantadas num projeto que juntasse essas características recentes e estude possíveis incorporações de tecnologias de ensino na modalidade presencial ou híbrida. Este projeto visa criar uma plataforma com recursos educacionais digitais capazes de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de nossos discentes de nossas universidades. Assim como capacitar outros professores para que possam incorporar os recursos nas aulas deles.
Estas oficinas são focadas para (futuros) professores de matemática.
Julho 2021 |
Capacitação para atendimento remoto. Nivel Básico. |
Novembro 2022 |
Introdução ao LaTeX com o editor online Overleaf. Este curso pretende dar uma introdução à criação de textos em latex usando a plataforma online colaborativa Overleaf. |
Livro: Cálculo diferencial de várias variáveis O material disponibilizado neste livro visa introduzir o aluno à Geometria Analítica e ao Cálculo diferencial de funções de várias variáveis reais. | |
Livro: Cálculo integral de várias variáveis Em andamento |
O objetivo dos laboratórios é que o aluno ou professor aprenda a criar seus próprios recursos computacionais com Geogebra 3D. Os discentes serão mais autônomos no aprendizado das matérias e poderão desenvolver sua própria criatividade com as atividades propostas. Já o professor aprenderá a elaborar recursos tecnológicos para uma abordagem mais geométrica de conteúdos abstratos da matemática.
Esta ação pretende formar futuros professores de ensino médio e de ensino superior na implementação de tecnologias de ensino e informação no processo de aprendizagem em disciplinas da matemática. Os discentes atuarão em disciplinas da rede básica municipal e de graduação e/ou pós-graduação do Instituto de Matemática e Estatística como auxiliares, na figura de facilitadores de aprendizagem. Aprenderão a usar e implementar diversas plataformas, programas e aplicativos na área de ensino e terão a oportunidade de orientar os alunos no uso das ferramentas digitais. O projeto fornecerá aos alunos atuantes uma experiência moderna no campo docente, permitindo ter um contato mais próximo com a figura do professor, assim como na elaboração e implementação de recursos criativos, dinâmicos e digitais.
Alunos que já participaram do projeto:
– João Pedro Teixeira (Cálculo 2B, 2020-1 e Análise Complexa, curso de verão 2021 do PGMAT)
– Júlia Lobato (Cálculo 2B, 2020-1)
– Matheus Tardin (Cálculo 3A, 2020-1)
Alguns recursos desenvolvidos por alunos de NTEM 2022.2
Quiz dos ângulos
Aluna: Victória Rocha.
Agora que já aprendemos um pouco mais sobre os ângulos e suas classificações, chegou a hora de testar seus conhecimentos!
Vamos lá?
Clique aqui para abrir o quiz.
Observação: Abra no desktop
Vídeo – Função Afim
Aluna: Victória Rocha.
Função Afim é um dos primeiros tipos de funções aprendidos na escola, além de ser muito importante, porque se relaciona com vários problemas cotidianos de cálculo.
Assista o vídeo de introdução de conceitos básicos para entender essa função.
Vídeo – Função Afim
Aluna: Victória Rocha.
Existem muitas maneiras de demonstrar o porquê do Teorema de Pitágoras funcionar, mas que forma seria melhor do que ver as medidas coincidindo?
Confira o vídeo para ver a demonstração através do uso do material dourado.
Alguns recursos educacionais digitais em destaque
Livro: Cálculo diferencial de várias variáveis
O material disponibilizado neste livro visa introduzir o aluno à Geometria Analítica e ao Cálculo diferencial de funções de várias variáveis reais.