Programa Dá Licença
Recursos Educacionais Digitais- Sobre a ação
- Objetivos
- Equipe
- Cursos
- Elaboração de livros digitais
- Recursos Computacionais
- Formação de professores
A presença constante no nosso dia a dia de tecnologias de informação e comunicação vem alterando nossas rotinas de acesso ao conhecimento, entretenimento, etc. E também redefine como nós, seres humanos, relacionamo-nos entre si.
Hoje em dia o portal ao mundo já é nosso celular ou tablet através de plataformas, aplicativos e redes sociais. Não é de estranhar que tenhamos curiosidade sobre algum tema e logo depois procuremos aplicativos ou tutoriais na internet sobre o assunto. Estas tecnologias, portanto, alteraram a maneira de aprender de todos nós e, em particular, de nossos alunos.
Já tem uns tempos que a Matemática, especialmente no ensino superior, é cobrada por se atualizar nos instrumentos de ensino, incorporando por exemplo recursos computacionais. Contudo, não foi até agora que, por causa da pandemia da Covid-19 e a implementação de aulas remotas, que a incorporação de tecnologias de ensino nas aulas deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Assim, algumas ideias começaram a surgir para serem implantadas num projeto que juntasse essas características recentes e estude possíveis incorporações de tecnologias de ensino na modalidade presencial ou híbrida. Este projeto visa criar uma plataforma com recursos educacionais digitais capazes de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de nossos discentes de nossas universidades. Assim como capacitar outros professores para que possam incorporar os recursos nas aulas deles.
Begoña Alarcón Cotillas (GMA-IME/UFF)
Professores colaboradores:
Judith Hayde Cruz (UNSA, Perú)
Alunos colaboradores:
Maria Luiza Sousa Américo (Engenharia Elétrica)
João Vitor da Silva (Engenharia Química)
Antigos alunos:
João Pedro Teixeira De Sá (Licenciatura em Matemática)
Júlia Lobato de Rezende (Licenciatura em Matemática)
Raphael Brandão (Licenciatura em Matemática)
Júlia Canário dos Anjos (Licenciatura em Física)
Antigos professores colaboradores:
Prof. Carlos Meniño Cotón
Cristhabel J. Casanova Vasquez (GGM-IME-UFF)
Estas oficinas são focadas para (futuros) professores de matemática.
Julho 2021 |
Capacitação para atendimento remoto. Nivel Básico. |
Novembro 2022 |
Introdução ao LaTeX com o editor online Overleaf. Este curso pretende dar uma introdução à criação de textos em latex usando a plataforma online colaborativa Overleaf. |
![]() |
Livro: Cálculo diferencial de várias variáveis
O material disponibilizado neste livro visa introduzir o aluno à Geometria Analítica e ao Cálculo diferencial de funções de várias variáveis reais. |
Livro: Cálculo integral de várias variáveis
Em andamento |
O objetivo dos laboratórios é que o aluno ou professor aprenda a criar seus próprios recursos computacionais com Geogebra 3D. Os discentes serão mais autônomos no aprendizado das matérias e poderão desenvolver sua própria criatividade com as atividades propostas. Já o professor aprenderá a elaborar recursos tecnológicos para uma abordagem mais geométrica de conteúdos abstratos da matemática.
Esta ação pretende formar futuros professores de ensino médio e de ensino superior na implementação de tecnologias de ensino e informação no processo de aprendizagem em disciplinas da matemática. Os discentes atuarão em disciplinas da rede básica municipal e de graduação e/ou pós-graduação do Instituto de Matemática e Estatística como auxiliares, na figura de facilitadores de aprendizagem. Aprenderão a usar e implementar diversas plataformas, programas e aplicativos na área de ensino e terão a oportunidade de orientar os alunos no uso das ferramentas digitais. O projeto fornecerá aos alunos atuantes uma experiência moderna no campo docente, permitindo ter um contato mais próximo com a figura do professor, assim como na elaboração e implementação de recursos criativos, dinâmicos e digitais.
Alunos que já participaram do projeto:
– João Pedro Teixeira (Cálculo 2B, 2020-1 e Análise Complexa, curso de verão 2021 do PGMAT)
– Júlia Lobato (Cálculo 2B, 2020-1)
– Matheus Tardin (Cálculo 3A, 2020-1)
Alguns recursos desenvolvidos por alunos de NTEM 2022.2
Quiz dos ângulos
Aluna: Victória Rocha.
Agora que já aprendemos um pouco mais sobre os ângulos e suas classificações, chegou a hora de testar seus conhecimentos!
Vamos lá?
Clique aqui para abrir o quiz.
Observação: Abra no desktop
Vídeo – Função Afim
Aluna: Victória Rocha.
Função Afim é um dos primeiros tipos de funções aprendidos na escola, além de ser muito importante, porque se relaciona com vários problemas cotidianos de cálculo.
Assista o vídeo de introdução de conceitos básicos para entender essa função.
Vídeo – Função Afim
Aluna: Victória Rocha.
Existem muitas maneiras de demonstrar o porquê do Teorema de Pitágoras funcionar, mas que forma seria melhor do que ver as medidas coincidindo?
Confira o vídeo para ver a demonstração através do uso do material dourado.
Alguns recursos educacionais digitais em destaque
Livro: Cálculo diferencial de várias variáveis
O material disponibilizado neste livro visa introduzir o aluno à Geometria Analítica e ao Cálculo diferencial de funções de várias variáveis reais.