No próximo dia 03 de junho, quarta-feira, teremos mais um evento sobre educação inclusiva. Neste encontro, as professoras Gisela Maria da Fonseca Pinto (UFFRJ) e Daniela Mendes Vieira da Silva (SEEDUC-RJ) apresentarão a Oficina “Números, cores, sons e operações: uma proposta multissensorial para cálculos”.

Inscrições: www.extensao.uff.br/inscricao

A oficina será realizada em tempo real pelo Google Meet e emitiremos certificados para todos os participantes!
O link de acesso ao Google Meet será enviado por e-mail no dia do evento, alguns minutinhos antes de começar. Por isso, no ato da inscrição é muito importante conferir se o endereço de e-mail está digitado corretamente.

Resumo do evento: A inclusão de alunos com deficiências nas salas de aula regulares tem sido pauta de discussões em diversos espaços que visam à reflexão sobre a educação. Muitas atenções ainda estão voltadas para as deficiências, as limitações e as incapacidades, porém na prática, ainda estamos distantes de realidades que valorizem as diferenças como um fator enriquecedor no processo educacional. Acreditamos que todos são capazes de aprender, mas não necessariamente da mesma forma.
O objetivo deste minicurso é criar possibilidades à ação pedagógica no intuito de promover contextos mais inclusivos e sugerir ferramentas sensoriais que incentivem a reflexão e o acesso a conhecimentos matemáticos para alunos com ou sem deficiências.
Nesse sentido, buscamos caminhos para oferecer uma matemática escolar que respeite as particularidades dos aprendizes, proporcionando a eles experiências variadas, através dos diferentes sentidos, ou seja experiências multimodais.
Neste trabalho, apresentamos algumas atividades que exploram conteúdos matemáticos a partir da inserção de cores e sons. Mais especificamente, buscamos a compreensão de razão e proporção por meio da combinação de imagens e ritmos, e o entendimento de representações de números racionais e irracionais, através de músicas e cores. As atividades propostas fundamentam-se nas ações do grupo CapTeam e Rumo à Educação Matemática Inclusiva.

Skip to content