Programa Dá Licença

Se Jogando na Matemática

O projeto ‘Se Jogando na Matemática’ do Programa Dá Licença é oriundo de um projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tendo como objetivo principal a produção de jogos e atividades de matemática recreativa para o ensino básico de matemática.

Como produtos, pretende-se, além da produção de um catálogo com orientações pedagógicas, fichas de atividades e kits dos jogos produzidos, realizar oficinas com licenciandos, professores de matemática e alunos da Educação Básica.

Professores colaboradores:
Anne Michelle Dysman (GAN/IME-UFF), Luciana Pena (GMA/IME-UFF) e Wanderley Rezende (GMA/IME-UFF).

Discentes colaboradores:
Ana Letícia, Daniel Camacho, Evelyn Murad, Felipe Alexandre, Gabriela Jóia, Gustavo Euzébio, Isabele Salvador, Julia Daitchmann, Julia Lobato, Julia Vasconcelos, Karoline Lucas, Larissa Mariana Vasconcelos, Paulo Vitor, Pedro Humberto, Thalia Moreira e Tuane Santos

Voluntários:
Natasha Cardoso (SEEDUC-RJ) e Pedro Marins (Gorro do Saci) 

Coordenação: Profª. Mônica Souto (GAN/IME-UFF)

Catálogo de Jogos

DOMINÂNGULO

Esta é uma adaptação do original Dominó na qual as peças tem formatos de ângulos de 30º, 45º, 60º, 90º, 120º, 135º e 150º. O jogo é composto por 28 peças e um tabuleiro. O jogo segue as regras tradicionais do Dominó e ganha o jogador terminar com todas as suas peças primeiro. Para jogar, será necessário utilizar os seus conhecimentos em ângulos suplementares.

YAHTZEE

Este é um jogo de dados com objetivo de estimular o raciocínio lógico e auxiliar na compreensão do conceito de probabilidade na resolução de problemas. Os jogadores devem marcar pontos preenchendo diferentes combinações em uma cartela. O jogador que tiver o maior número de pontos ao final de todas as rodadas será o ganhador. Mas, para isso, é preciso decidir a melhor jogada em cada rodada!

REI DA MINA

Nesse jogo, você e seus amigos são mineradores que descobriram uma nova mina em suas terras. Empolgados, vocês começam a explorá-la e decidem fazer uma competição: durante três dias de trabalho, vocês tentarão acumular a maior quantia em dinheiro. O jogador que conseguir juntar mais dinheiro até o final do terceiro dia, ficará com a mina só para ele. O objetivo é aprender matemática e discutir probabilidade enquanto jogamos.

FATORAÇÃO 900

O Fatoração 900 é um jogo original que teve como motivação transparecer a importância da decomposição de números naturais em fatores primos. O jogo permite construir a fatoração de alguns múltiplos de 2, 3 e 5 ao longo das rodadas e ganha quem chegar à casa de número 900 primeiro. Mas, para isso, quais serão as cartas necessárias?
A sorte e a estratégia caminham juntas na escolha dos caminhos a serem percorridos no tabuleiro!

SALTOS MATEMÁTICOS

O Saltos Matemáticos é um jogo original que tem por objetivo trabalhar a fixação de conceitos matemáticos. É considerado um jogo de estratégia, pois o fator sorte tem pouca influência. O foco está na decisão dos jogadores sobre onde posicionar os buracos no tabuleiro ou de quanto em quanto querem saltar. Para isso, é necessário realizar cálculos mentais envolvendo múltiplos e divisores.

JOGO SET

O jogo Set é uma adaptação do Set original, com pequenas mudanças nas regras e no baralho do jogo. Aqui são apresentados o Set e mais três possíveis variações usando o mesmo baralho: Conjuntos com Set, Dominó Linear com Set e Dominó Plano com Set. Cada uma das variações apresentadas possuem regras e características próprias. Por exemplo, o Set e os Dominós com Set são jogos onde predomina a estratégia. Já o Conjuntos com Set, a sorte tem grande influência no jogo, de acordo com as cartas de comando sorteadas pelos jogadores.

CORRIDA DA DIVISIBILIDADE

O Corrida da Divisibilidade é um jogo de trilha, no qual o jogador deve conduzir seu carrinho até o final do tabuleiro, percorrendo as casas referentes aos múltiplos indicados nas cartas. O objetivo é proporcionar aos alunos situações que estimulem a compreensão dos múltiplos e do conceito de divisibilidade dos números inteiros, utilizando esse conhecimento adquirido para criação de estratégias mais conscientes e incentivando o cálculo mental.

GALAXY GEOMETRY

O Galaxy Geometry é um jogo de tabuleiro em que os jogadores são personagens perdidos numa Galáxia distante. Junto a sua Nave Espacial, devem encontrar o caminho de volta à Terra (centro do tabuleiro) o quanto antes, pois o oxigênio é escasso e há muitos obstáculos na aventura de retorno à casa. A cada rodada os jogadores devem planejar estratégias de ataque ou de defesa, utilizando as fichas sorteadas. O objetivo deste jogo é fixar conceitos de Geometria Plana e Espacial.

NÃO QUERO NÃO

Este material é uma adaptação do jogo “No Thanks!”, com objetivo de estimular a aprendizagem das operações de adição e subtração com os números inteiros, utilizando o conhecimento adquirido na criação de estratégias mais conscientes. Além disso, o jogo busca estimular o cálculo mental. Apesar do fator sorte estar presente na distribuição e na retirada das cartas, predomina a estratégia do jogador para vencer.

JOGO SENHA

Este material é uma adaptação do Senha Mastermind lançado pela Hasbro, com objetivo de oferecer uma alternativa de baixo custo para facilitar seu uso na sala de aula de matemática. O Jogo Senha pode ser utilizado na construção de conceitos de Análise Combinatória, como o Princípio Multiplicativo. O objetivo do jogo é que o desafiado descubra a senha colorida criada pelo desafiante com o menor número de tentativas possível.

ACITEMTIRAP

Inspirado no jogo Rummikub, o ACITEMTIRAP é um jogo de estratégia que pode ser utilizado em sala de aula para a construção do conceito de Progressão Aritmética. O objetivo do jogo é construir progressões aritméticas com, no mínimo, três termos, isto é, sequência de no mínimo de três cartas. Ganha o jogo quem conseguir mais pontos! A contagem dos pontos é feita pela soma dos valores das razões de cada sequência.

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