Programa Dá Licença

Se Jogando na Matemática

O projeto ‘Se Jogando na Matemática’ do Programa Dá Licença é oriundo de um projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, tendo como objetivo principal a produção de jogos e atividades de matemática recreativa para o ensino básico de matemática.

Como produtos, pretende-se, além da produção de um catálogo com orientações pedagógicas, fichas de atividades e kits dos jogos produzidos, realizar oficinas com licenciandos, professores de matemática e alunos da Educação Básica.

Professores colaboradores:
Luciana Pena (GMA/IME-UFF) e Wanderley Rezende (GMA/IME-UFF).

Discentes colaboradores:
Ana Letícia, Daniel Camacho, Evelyn Murad, Gustavo Euzébio, Isabele Salvador, Julia Daitchmann, Julia Lobato, Julia Vasconcelos, Thalia Moreira, Tuane Santos

Voluntários:
Natasha Cardoso (SEEDUC-RJ) e Pedro Marins (Gorro do Saci) 

Coordenação: Profª. Mônica Souto (GAN/IME-UFF)

Catálogo de Jogos

GALAXY GEOMETRY

O Galaxy Geometry é um jogo de tabuleiro em que os jogadores são personagens perdidos numa Galáxia distante. Junto a sua Nave Espacial, devem encontrar o caminho de volta à Terra (centro do tabuleiro) o quanto antes, pois o oxigênio é escasso e há muitos obstáculos na aventura de retorno à casa. A cada rodada os jogadores devem planejar estratégias de ataque ou de defesa, utilizando as fichas sorteadas. O objetivo deste jogo é fixar conceitos de Geometria Plana e Espacial.

NÃO QUERO NÃO

Este material é uma adaptação do jogo “No Thanks!”, com objetivo de estimular a aprendizagem das operações de adição e subtração com os números inteiros, utilizando o conhecimento adquirido na criação de estratégias mais conscientes. Além disso, o jogo busca estimular o cálculo mental. Apesar do fator sorte estar presente na distribuição e na retirada das cartas, predomina a estratégia do jogador para vencer.

JOGO SENHA

Este material é uma adaptação do Senha Mastermind lançado pela Hasbro, com objetivo de oferecer uma alternativa de baixo custo para facilitar seu uso na sala de aula de matemática. O Jogo Senha pode ser utilizado na construção de conceitos de Análise Combinatória, como o Princípio Multiplicativo. O objetivo do jogo é que o desafiado descubra a senha colorida criada pelo desafiante com o menor número de tentativas possível.

ACITEMTIRAP

Inspirado no jogo Rummikub, o ACITEMTIRAP é um jogo de estratégia que pode ser utilizado em sala de aula para a construção do conceito de Progressão Aritmética. O objetivo do jogo é construir progressões aritméticas com, no mínimo, três termos, isto é, sequência de no mínimo de três cartas. Ganha o jogo quem conseguir mais pontos! A contagem dos pontos é feita pela soma dos valores das razões de cada sequência.

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