No próximo dia 27 de novembro, o projeto Eventos em Educação Matemática promoverá a oficina “Desenvolvimento do Conceito de Derivada na Licenciatura em Matemática: do Teorema Fundamental do Cálculo às Operações Elementares com Números Naturais”, a ser ministrada pelo professor Victor Giraldo (UFRJ).

🗓️ Data: 27 de novembro de 2020 (sexta-feira)
🕒 Horário: 15h às 17h

👉🏼 Inscrições: www.proex.uff.br/ematividade/dalicenca

➡️ O evento será transmitido ao vivo em www.youtube.com/programadalicenca

⚠️ Excepcionalmente neste evento, a oficina será transmitida no canal do Programa Dá Licença no Youtube, mas só receberão certificados os participantes que fizerem a inscrição na oficina previamente!

Resumo: Na oficina “Como Ensinamos e o que Aprendemos com a Disciplina de Análise Real na Licenciatura em Matemática”, realizada no Programa Dá Licença em 28/09/2020 (https://youtu.be/Znzma4kvC_U), discutimos uma proposta para uma disciplina de Análise Real para formação de professores de matemática, sustentada em um entendimento de formação docente como formação profissional (e.g. Nóvoa, 2017) e em uma concepção de matemática problematizada (e.g. Giraldo, 2018, 2019), tendo como foco a construção do conceito de número na matemática contemporânea. Em continuidade a essa discussão, nesta oficina enfocaremos algumas ideias para o ensino do conceito de derivada em disciplinas de Cálculo e de Análise Real para formação de professores de matemática, procurando questionar formas convencionais de abordagem e evidenciar articulações com a matemática escolar e com tópicos usualmente incluídos em outras componentes curriculares dos cursos de graduação. Em particular, destacaremos entrelaçamentos entre o conceito de derivada e outras ideias elementares presentes desde os anos iniciais da educação básica, subvertendo uma lógica não problematizada de “desenvolvimento conceitual”, que coloca a matemática escolar como “simples” ou “superficial” e, consequentemente, desqualifica a atuação profissional de professores que ensinam nesse segmento.