Alô, pessoal! Mensagem do nosso coordenador, professor Wanderley Moura Rezende:

Olá! É com satisfação que anuncio o lançamento do meu livro “Dificuldades com o Ensino de Cálculo: Uma Cartografia Simbólica”.

Já está disponível nas principais livrarias.
No site da editora Appris você ganha 20% de desconto (basta usar o código: CALCULO, no campo Cupom Desconto).

No Livro são apresentados os resultados e desdobramentos de minha tese de doutorado, Contrariando algumas tendências de pesquisas na área de Ensino de Cálculo, esse texto propõe que parte significativa dos problemas de aprendizagem do ensino de Cálculo é de natureza essencialmente epistemológica, estando além dos métodos e das técnicas de ensino, sendo inclusive anterior ao seu próprio tempo de realização. Nesse esforço filosófico, foram estabelecidas relações entre os macroespaços determinados com os mapas históricos e conceituais do Cálculo, e destes com o ensino de matemática em todos os níveis. Então, pôde-se perceber, em essência, um único lugar-matriz das dificuldades de aprendizagem de natureza epistemológica do ensino de Cálculo: o da omissão ou evitação das ideias básicas e dos problemas construtores do Cálculo no ensino de Matemática em sentido amplo. Isso posto, para romper com o isolamento semântico e a subestimação da relevância das ideias e dos instrumentos característicos do Cálculo,
propõem-se nesta obra uma reflexão crítica e algumas intervenções didáticas relativas ao ensino básico de Matemática e ao ensino do próprio Cálculo. Não se trata de antecipar o problema do ensino de Cálculo para a educação básica. O que se pretende aqui é possibilitar ao Cálculo exercer no campo pedagógico, em todos os níveis de ensino, a mesma função integradora que ele realizou no âmbito científico, no processo de construção do conhecimento matemático. Por isso estão convidados à leitura deste trabalho tanto o professor do ensino superior quanto o professor de matemática do ensino básico.

Um forte abraço, Wanderley Rezende.

Skip to content